• Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • " /> Legenda

segunda-feira, 2 de julho de 2012

XXIV Semana Cultural

Santa Marta seduz
Nem só de pão vive o homem, mas também daquilo que é bom para o espírito e para a alma.
E é com este mote que de 20 a 29 de Julho, Santa Marta de Penaguião e os penaguienses se vão vestir de gala para receber aquele que é o evento cultural mais esperado do ano, a XXIV Semana Cultural.
Ao longo de 9 dias consecutivos, os penaguienses terão a oportunidade de, mais uma vez, elevar ao ponto máximo o seu orgulho, por fazer parte desta ilustre e acolhedora “Concha Vinhateira”, com a evocação das suas raízes gastronómicas, musicais, festivas, desportivas e religiosas, dando a conhecer os seus usos e os seus costumes, bem como os produtos provenientes do seu trabalho e do seu suor.
Seduzir e atrair novos públicos foram as premissas essenciais para este ano, apostando no desenvolvimento cultural, mas também na preservação da identidade penaguiense. Ao nosso encontro virão diversos artesãos e expositores de vários pontos do país, que nos trarão enriquecimento e diversidade.
A Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Associações Culturais, Desportivas e Recreativas, bem como outras entidades públicas ou privadas, trabalharão arduamente na promoção e divulgação do que melhor se faz, produz e vive em Santa Marta de Penaguião, seguros de que nada será em excesso, e nada será deixado ao acaso.
Mas como nem só de trabalho vive o Homem, a animação, o conforto e a boa-disposição estão garantidos. Através de um conjunto de atividades que irão desde a música ao humor, passando pela dança e pelo folclore, pelos concursos e pelo desporto, revivendo tempos antigos com o cortejo etnográfico, visitando as feiras do artesanato e do livro, os penaguienses, e quem se digne a visitar o evento, poderão ainda encerrar cada dia e iniciar a noite com o paladar regional característico dos pratos gastronómicos e típicos do Concelho, retemperando assim energias para o dia seguinte que não o deixará de satisfazer igualmente.
A jorna em Santa Marta de Penaguião, assenta igualmente numa iniciativa do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, cofinanciada pelo FEADER, no âmbito do PRODER, está quase a começar, junte-se a nós e embarquemos todos juntos neste momento ímpar de Cultura e Tradição.

De 20 a 29 de Julho venha visitar-nos na XXIV Semana Cultural.

O coração cultural duriense chama por si!

Sem comentários:

Enviar um comentário