• Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • " /> Legenda

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Exposição “Medula: A Fábrica da Vida”












Em 2006-2007, o Centro de Histocompatibilidade do Norte (CHN) lançou junto das escolas de todo o país o Concurso de Painéis de Azulejos sobre o tema “Medula: A Fábrica da Vida”.

Este concurso vem na sequência da discussão nas escolas, do CD com o mesmo nome, que foi produzido em 2005-2006, no âmbito do programa de Educação para a Saúde.

Foram abordados e discutidos os temas Leucemia e Dádiva de Medula Óssea nas aulas de Ciências Naturais e envolvidas as crianças, jovens e os professores de Educação Visual na criação dos painéis de azulejos.

Com as imagens destes painéis e textos de 23 personalidades de diversos países, com prefácio do Prof. Daniel Serrão, foi criado um livro bilingue, (Português e Inglês) e um CD com o mesmo nome.

Depois de percorrer todo o país, estes painéis serão integrados nas paredes do actual e novo edifício do CHN, simbolizando a solidariedade e a partilha da responsabilidade na construção conjunta de soluções futuras para os doentes com leucemia.

Foram vencedores deste concurso os painéis Vinca (81) e P´avida (75).

É de realçar que esta espantosa resposta das crianças e jovens Portugueses tem impressionado a comunidade médica e as organizações científicas internacionais.


A exposição, patente no Auditório Municipal até ao dia 30 de Abril, encontra-se aberta ao público, nos dias úteis, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

Visite. Um convite do pelouro da cultura do Município de Santa Marta de Penaguião.

3 comentários:

  1. Uma exposição como simplesmente não vi até hoje: Fantástica!!
    Parabéns ao pelouro da cultura por nos trazer tão bela exposição.

    ResponderEliminar
  2. PARABENS!!!! fabulosa exposição...Do mais lindo que já visitei!!! Bem haja Dra Silvia...Esteja sempre connosco...

    ResponderEliminar
  3. Uma exposição espectacular! Muitos Parabéns...

    ResponderEliminar