• Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • " /> Legenda

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

“Silêncio que se vai cantar o fado”










A iniciativa que no ano anterior encantou o público presente está de volta, no próximo dia 19 de Fevereiro.
A tão esperada noite de fados em que brilharão vozes, cordas de guitarras e onde poderão aparecer até algumas lágrimas mais indiscretas que não conseguem ficar indiferentes às letras que compõem a arte poética do fado, terá início pelas 21h30, no Auditório Municipal.
À semelhança do ano anterior, o timbre cavado das vozes do Grupo “Terras de Penaguião” irá dar alma ao fado, no entanto, e para tornar a noite ainda mais inesquecível, a segunda edição desta iniciativa promete trazer algumas surpresas a todos os amantes do Fado.
Entrada livre.

Não perca uma noite repleta de sentimentos. Um convite do Pelouro da Cultura do Município de Santa Marta de Penaguião.

23 comentários:

  1. Conto com mais uma grande noite!!
    Até lá...

    ResponderEliminar
  2. Correu muito bem o ano passado, mas é sempre o mesmo, sempre a mesma programação, inovação é o que se pede... mas lá estarei no próximo sábado...

    ResponderEliminar
  3. Inovação? vá vá... este ano ha danças já é um começo ;-)

    ResponderEliminar
  4. pois... seria um bom espectáculo...isolado, uma boa noite de danças...que tem a ver as danças contemporâneas com uma sessão de fados??? ...

    ResponderEliminar
  5. Espectáculo resumido a: "Tachice" (mostra de algumas pessoas que não deviam lá estar e...leila já trabalha na câmara??!! mas não importa) + passagem de modelos (funcionárias da câmara, é o que querem e o que já se sabe) + época natalicia (muita luz, para uma sessão de fdos, mas pior aquelas luzinhas da 2ª parte, autentico presépio). Safaram-se os musicos, micaela, a outra fadista, o som e nada mais... Olga e lisete roucas, luz que parecia um presépio e descontroladas em alguns momentos entre eles o intervalo... melhor o ano passado a taberna criada...

    ResponderEliminar
  6. Mas que novidade anónimo... está cada vez pior isso, e todos nós vamos reparando o que se pretende em santa marta de penaguião... Tacho talvez seja mesmo a palavra certa, é o que mais se pretende, e isso vai-se vendo muito ultimamente...e assim vai santa marta.

    ResponderEliminar
  7. Estes anónimos deviam querer uma sessão de strip tease como inovação!? lol Mas adiante porque de más linguas está o mundo farto e quem achar que faz mais e melhor que proponha ao invés de cortar na casaca!!Não acham?

    ResponderEliminar
  8. Sim Senhor, grande noite de fados, tudo o que se podia esperar, cada vez melhor.
    O meus parabéns ao Pelouro da Cultura de Santa Marta de Penaguião e à sua equipe.

    Ora pois, e é claro que, sei lá como devo dizer... também não se esperava outra coisa, já se sabe que não se agrada a toda a gente, e claro que os comentários azedos, com cheiro a talvez... injeva, dor de cotovelo, e sei lá mais o quê... estariam aqui escritos... Mas é sempre bom, pois ao menos as coisas são criadas(blog) e utilizadas.

    Continuação de um bom trabalho.

    ResponderEliminar
  9. Uma noite simplesmente Fantástica.
    Os outros anónimos deveriam propor algo diferente se não estão satisfeitos.
    Luzes a mais? se calhar mas tmabém não se podia estar às escuras senão fadistas ainda caíam.
    Funcionários a mais? se calhar até não eram precisos tantos mas o trabalho não se faz sozinho.
    Bem haja a todos

    ResponderEliminar
  10. Como munícipe de Santa Marta de Penaguião, gostaria imenso que o nosso anónimo tão crítico e mordaz se dirigisse ao Pelouro da Cultura e propusesse um evento, o projectasse, o criasse e cujo resultado final esperemos que seja um aplauso apoteótico de pé e claro está, com o auditório cheio ... O repto está lançado...aguarda-se a capacidade, criatividade e amor pela cultura... Obrigado pela crítica, faz-nos a todos pensar que estamos no bom caminho... Bem haja por tambem ter ocupado uma das cadeiras do nosso auditório.

    ResponderEliminar
  11. Assim funcionam voces, tao "pobrezinhos", gabam-se a voces proprios, etc...fazem sempre de um "eventozinho" normalissimo, um "eventozao" (sim porque não sabem o que isso é, têm que sair de santa marta)... Ai costuma estar a leila?? hmm vou tantas vezes ao auditorio, raramente a vejo por lá a ajudar (mas enfim...só quando interessa, compreende-se), é como o grupo de Teatro...e quantos funcionarios eram? 4? 5? 6? para um evento tão simples? enfim... E explicou o que? não explicou grande coisa e depois a iluminação também começou a bater na projecção, nem se conseguiu ver a parte final da apresentação)e o que explicou la foi algum texto sacado da internet (alterando algumas coisas e tal e está feito) mas enfim... NÃO SE GABEM A VOCES PROPRIOS, NEM SE FAÇAM GRANDES... Os Penaguienses não são cegos ok?? Sabem o que se pretende...e politica é com vocês, esse tachos sim, são politica...hao-de andar mais ás cabeçadas...
    SJL

    ResponderEliminar
  12. Bom dia a todos,

    Anónimos e SJL, vamos lá ter calma quanto aos comentários ok? Gostaram, gostaram, não gostaram, não gostaram, simplesmente isso, mas acho que estão a exagerar um pouco e a entrar por onde não devem...por isso vamos ter calma senão serei obrigado a eliminar alguns desses comentarios.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  13. finalmente alguma coisa proveitosa se lê por aqui!!
    realmente é muito estranho este reforço de funcionários para uma actividade destas. seria bom que assim se mantivesse. assim, talvez os que trabalham (sempre) no auditorio não fossem tao sobrecarregados...
    claro que uma actividade desta é o pretexto ideal para se ganhar umas horas extra. e não acredito que ngm naquela sala não pensasse nisso.
    qto à leila, julgo que as situações apresentadas em cima pela Sílvia não sao as mais correctas. Uma coisa é "aparecer" fazendo parte das actividades. Outra é entrar para o "staff". As restantes pessoas mencionadas e que ficaram na porta do auditório, julgo que também não deviam ser mencionadas, uma vez que o contexto da sua acção fica claramente fora deste assunto, numa actividade realizada por um grupo que não é o municipio.

    ah, e um pouco mais de calma e saber-estar e um pouco menos de histerismo não faziam nada mal à nossa vereadora.

    ResponderEliminar
  14. Não sei se aqui há politica metida no meio deste anonimato, mas da parte que me toca, gostei do que vi.
    A cultura da nossa terra é decerto diferente da dos grandes centros ou até das nossas cidades vizinhas e ainda bem, não devemos copiar nem tentar fazer igual.
    Também gostava que realizasse um festival de verão, que grandes artistas internacionais e nacionais pisassem os palcos da nossa Vila e aldeias, mas se prefiro que tal não seja feito e ver que o meu Concelho é porventura (pelo que vi na TV e li nos jornais) o único com as contas pagas.
    Talvez seja por ter contenção nas despesas.

    Bem hajam todos por participar nestas actividades culturais.

    Eu participarei sempre que puder.

    Um abraço para os que gostaram e para aqueles que gostaram menos.

    Até uma próxima.

    ResponderEliminar
  15. Muito se queixa a nossa vereadora de fazer o trabalho que lhe compete. Afinal, o que faz um pelouro da Cultura num concelho de 10 mil habitantes?
    Não compreendo porquê que acham todos estes comentários de maldade. As pessoas podem pensar o que quiserem e não devem ser repreendidas por o demonstrarem. é evidente que poderá não ser muito agradável para os envolvidos, mas que eu saiba não houve nenhuma falta de respeito que justificasse tanto histerismo.
    A actividade correu de forma geral bem, mas os seus organizadores não devem, de todo, ficar ofuscados pelo pseudo-brilho desse "sucesso". Passando ao largo dos comentários acima aonde se abordava a situação das luzes e das interpretes, com os quais concordo, alerto para o facto de a organização ter, evidentemente, de se mostrar disponível para enfrentar as críticas, da mesma maneira que se pavoneia pelos elogios baratos e pelas ovações de pé.
    Lamento também a contínua citação de pessoas e associações que em nada se relacionam com esta situação e que podem, por quem menos disto percebe, serem a ela associados.
    Questiono também o perfil de quem responde em defesa às críticas.
    Ferve-se em muito pouca água nestas terras e fica no ar a sensação que há muita coisa que seria preferivel não ser comentada.
    Ainda bem que há gente de olhos abertos.

    ResponderEliminar
  16. Poderá então você dar o exemplo, uma vez que também citou várias pessoas e uma associação que em nada se relacionam com isto.

    ResponderEliminar
  17. Há gente bem pobre e mal agradecida. As actividades culturais já não são muitas e ainda por cima reclamam por tudo e por nada. Deveriam era estar contentes por não precisarem de ir até Vila Real ou Régua para ter um serão diferente.
    Claro está que não se pode agradar a todos, compreendo o desafio que a câmara tem em inovar mas também devemos saber ouvir as críticas mas críticas que digam respeito às actividades. Não misturem as coisas. Crescam todos e sejam humanos.
    Pelas fotografias, o cenário estava lindo, as fadistas e músicos, pelo menos pelas expressões faciais, deviam estar satisfeitas em estarem a actuar.
    Venha a próxima actividade!!

    ResponderEliminar
  18. Toda esta situação começou pela ofensa a uma certa pessoa que se encontrava nesta actividade a ajudar. Não faz parte dos funcionários da câmara, simplesmente e como em muitas outras actividades do município, e foram muitas, em parceria com uma certa associação, assim como outros elementos, ajudam no que lhes é pedido.

    Daí a Sr. Vereadora da Cultura se sentiu na obrigação de defender quem a estava a ajudar, faltando referir que esta ajuda foi realizada sem qualquer remuneração.

    Os assuntos foram misturados pela pessoa que além de falar acerca da actividade (mal ou bem não importa) referiu assuntos despropositados, os quais nada têm relação com a actividade em questão nem com este blog.

    Deveríamos estar todos unidos em prol do nosso Concelho, do seu Desenvolvimento, da sua Cultural… E não nos podemos deixar de esquecer que todos fazemos parte dele e de tudo o que o completa e envolve.

    Tenho que dar os parabéns ao Pelouro da Cultura do meu Concelho, que com o passar dos anos, pelo menos a mim, me continua a surpreender. Isto porque, pelo que se sabe cada vez menos são as verbas disponíveis. Assim fica complicado conseguir ter uma agenda tão completa como a do nosso Município, daí uma grande gestão de dinheiro, ideias, originalidade e qualidade.

    Falando do que realmente interessa e que é próprio aqui referir:

    Gostei muito da Noite de Fados, nada tenho a apontar. Espectacular! No ano passado não pude estar presente, mas pelo que ouvi, também foi um bom espectáculo.

    Será que sou fácil de contentar? Não sei. Acho que não [:)]

    ResponderEliminar
  19. José Afonso Gonçalves23 de fevereiro de 2011 às 07:03

    Boas...

    Infelizmente não estive na noite de fados, por isso não vou referir se as cantoras estiveram bem ou mal, se a luz era a do presépio ou do candieiro do Bairro Alto.

    Vou intervir, porque é aqui referido o nome dos Golfinhos da Paz e de alguns dos menbros, uma associação da qual eu sou o lider.

    1.A participação dos Golfinhos da Paz nas actividades culturais e desportivas do município é desde longa data.(Caminhadas, Raínha das Vindimas, Dia da Mulher, Semanas Culturais, entre outras)
    A Sílvia não é somente a vereadora, é também uma amiga, é a fundadora do grupo, é normal que peça a nossa colaboração.
    Defendemos um trabalho em rede, o chamado empowerment, e já o fizemos com outros grupos, associações e pessoas particulares, não o fazemos somente com o município. Neste momento colaboramos anualmente com o Instituto Português do Sangue e com a Liga Portuguesa contra o Cancro.Estamos receptivos a colaborar em todas as actividades que nos são propostas.
    Se nos convidam é sinal que somos jovens com valor, que lutamos, por um concelho mais rico.

    2.Já nos nomearam um grupo jovem/partidário, mas quando fomos criados, em 1999, ninguem deveria de ter ideais políticos( tinhamos em média 12 anos de idade). Nunca dentro do grupo se falou em política, e qualquer um dos membros que pertence ou pertenceu ao grupo o pode confirmar.

    3.Infelizmente, algumas pessoas não sabem o que custa fazer uma actividade. Pequena ou grande? Isso é relativo, cada um tem os gostos e perspectivas pessoais. Em 2007(penso eu), tivemos no nosso auditório um grupo musical que estava em 1º lugar do top no Canadá, estavamos 30 pessoas no auditório.No 1ºDomingo de Agosto de 2010, esteve numa freguesia do nosso concelho a TV Rural...sim aqueles malucos que entram nas nossas casas pela RTP...infelizmente o salão da Associação local não estava cheio.
    Faz parte da cultura o apoio aos grupos e associações do nosso concelho, não gastar 50 mil euros em trazer um Tony Carreira ou outros grupos.

    4.É bonito ver o auditório cheio, e felizmente está completo muitas vezes. Não só o município, mas muitos outros grupos o repletam, e isso dá muito trabalho (gostaria de referir nomes das associações ou grupos que o fazem, no entanto acho melhor não colocar). Ninguém imagina o trabalho que dá a preparação de um teatro, de uma dança eu de uma música. As pessoas que fazem parte das associações são VOLUNTÁRIAS.

    5.É fantástico haver discussões sobre o nosso concelho, tiram-se conclusões que normalmente enriquecem as actividades.Aproveito para informar que depois das vindimas, os Golfinhos da Paz vão levar a cabo um colóquio em que o tema será sobre a visão dos jovens para o nosso concelho. Não será um espaço de crítica e de cortar casacas, mas de novas ideias para Santa Marta de Penaguião. Desculpem, mas aí não poderá haver pessoas de cara tapada.

    6.Já agora aproveito o espaço para informar que reunimos todas as sextas feiras, ás 21.30m na sala dos ex Tempos Livres. A porta está aberta a toda a gente.

    Sabem onde me encontrar, se por vezes quiserem falar sobre algo.

    um abraço
    José Afonso Gonçalves
    Presidente do Grupo Cultural e Recreativo dos G.P.
    Animador do Grupo de Jovens Golfinhos da Paz

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde,

    Peço desde já desculpa a todos os intervenientes mas, como já tinham sido avisados, tive de eliminar alguns dos comentários presentes neste blog. Poderão continuar a comentar, mas não fugindo do tema nem insultando ninguém.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  21. Ora, então, devia ter começado por apagar os comentários tristes da vereadora! Enfim. Devia apagar tudo ou nada. Estamos em democracia ou não? Será que não é insulto a vereadora chamar de "pobres de espírito" aos penaguienses? Como sempre calam-se as vozes dissonantes pela força. Belo exemplo de democracia.

    ResponderEliminar
  22. alguém falou em contenção de despesas, neste evento foram gastos no minimo 1200€, podem verificar na acta nº4 de 2011 ( http://www.cm-smpenaguiao.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=31812 ).
    e as taxas elevadas praticadas pelos políticos que dirigem o meu concelho.
    sexta feira vai a votos, porque é obrigatório, a alteração do mapa do pessoal, com a entrada de alguém que já está na camara (sofia) para a apoio jurídico entre a camara e os julgados da paz, outra vaga(licenciado em arquitectura) para a leila e um técnico (michel que está nas piscinas) para o desporto

    ResponderEliminar
  23. Bem...pessoal acho que já chegava...não quero defender ninguem, mas está a ser dita muita coisa injusta. Ponham-se no lugar do executivo. Não é fácil agradar a todos...e secalhar alguns dos anónimos sabe o que é laborar actividades. Deve haver um pouco de respeito.

    ResponderEliminar