• Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • " /> Legenda

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Santa Marta de Penaguião com menção honrosa pela A.M.P.V.

A assembleia intermunicipal da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (A.M.P.V.) reunida em Santa Marta de Penaguião, no passado dia 12 de Novembro, atribuiu ao município penaguiense uma menção honrosa pela sua candidatura a Cidade do Vinho 2011.

No decorrer da Xª Assembleia Intermunicipal, para além da análise do plano de actividades e do orçamento para o ano de 2011, foi ainda criada a secção de gastronomia e produtos regionais, que se junta assim às já existentes redes de museus da vinha e vinho, do enoturismo e das rotas do vinho.

O encontro serviu ainda para preparar a reunião da direcção da Rede Europeia das Cidades do Vinho que decorrerá entre 3 e 4 de Dezembro, em Roma, e onde Portugal irá propor a instituição da Cidade Europeia do Vinho.

De realçar que essa mesma Rede Europeia instituiu em 2009 a celebração do Dia Europeu do Enoturismo, que se realiza no segundo domingo de Novembro em cada uma das cidades membros da rede.

De forma a “quebrar” um pouco a formalidade deste encontro, os representantes de cada um dos municípios puderam, durante a manhã, visitar algumas das paisagens da “Concha Vinhateira” e as Caves de Santa Marta. O encanto e deslumbramento foram tanto que, no final, a promessa de voltar a Santa Marta de Penaguião foi unânime.

No final do dia, o município de Viana do Castelo foi distinguido com Cidade do Vinho 2011, sucedendo assim a Beja e, dirigindo desta forma para o próximo ano o foco da promoção vinícola nacional para a zona do Alto Minho, onde irão ser desenvolvidas iniciativas relacionadas com o vinho, a vinha, o enoturismo e a valorização do mundo rural.

Às restantes candidatas, Setúbal e Barcelos, foram atribuídas menções honrosas.


Reportagem gentilmente cedida pela LocalVisão TV


http://videos.sapo.pt/PapZND7TTmozqVEvZzFS

1 comentário:

  1. Pensava que seria este ano que seriamos considerados cidade do vinho, termos a final nacional da rainha das vindimas, é pena mesmo, mais uma vez um segundo lugar. Nestas situações vê-se quem é realmente "grande", quem tem poder, viana do castelo tem... Fica para a próxima, paciencia.
    Abraço

    ResponderEliminar