• Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • " /> Legenda

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

XXIV Semana Cultural – Efetivamente, o coração cultural duriense seduziu!



Ao longo de 9 dias, de 20 a 29 de Julho, a Cultura foi a protagonista em Santa Marta de Penaguião e andou espalhada por toda a vila. Os penaguienses, e não só, foram brindados com um leque de atividades, iniciativas e espetáculos culturais, da terra e de fora, integrados naquele que tem vindo a ser o momento mais alto da cultura de Santa Marta de Penaguião, a Semana Cultural.
Nesta que foi a 24º edição, e que contou com a comparticipação do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, cofinanciada pelo FEADER, no âmbito do PRODER, o município apostou também, na variedade de espetáculos, trazendo não só grupos culturais concelhios, mas também nacionais. Um intercâmbio de cultura e tradição foi o mote para esta semana cultural, procurando seduzir e atrair novos públicos.
Como não podia deixar de ser, o folclore, os cantares, as escolas e orquestras de música juvenis, bem como a dança, este ano representada pelo samba, o desporto, a gastronomia, a feira de artesanato e do livro, estiveram bem representados nas diversas noites. No entanto, houve igualmente destaque para a 1.ª Edição do Concurso de Estátuas Vivas, que acolheu um simpático número de participantes que expuseram toda a sua criatividade e imaginação.
A II edição da exposição de verão, bem como os vários espetáculos musicais marcados pela variedade de estilos e sonoridades, como foram o caso dos Karrossel, Xícara, Al-Madar e Raízes do Minho, enriqueceram ainda mais as noites, não esquecendo um momento ímpar de boa disposição protagonizado pelo humorista Fernando Rocha, levando às lágrimas “de alegria” o muito público presente que encheu a Praça do Município.
Nesta semana, à semelhança do ano anterior, os doces continuaram a ter a sua noite de destaque com a 2.ª edição do concurso de “Doces com Vinho do Porto”. Sendo que, as três especialidades mais “apreciadas” receberam prémios monetários no valor de 100, 50 e 25 euros.
No último dia, domingo, 29 de Julho, que coincidiu com o dia de Santa Marta, Padroeira da Região Demarcada do douro, celebrou-se uma Eucaristia Campal, na Praça do Município, em louvor da mesma.
Para encerrar a XXIV Semana Cultural, teve lugar o tradicional cortejo etnográfico que, sob a alçada das juntas de freguesia, e com o tema “O Medieval”, retratou ao vivo a existência de cada freguesia na época medieval. Por outro lado, os grupos e associações do concelho puderam assim mais uma vez apresentar aos visitantes o que desenvolveram ao longo de toda a semana.
Uma semana repleta de emoções, surpresas e espetáculos que promete voltar a decorrer para o ano e encantar tudo e todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário