• Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • " /> Legenda

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Entrega das chaves de duas habitações sociais

O dia 9 de Agosto vai ficar marcado para sempre na vida de mais duas Famílias de Santa Marta de Penaguião, pois nesta data receberam, das mãos do Senhor Presidente da Câmara, Dr. Francisco Ribeiro, as chaves das suas novas casas, situadas no bairro Nossa Srª da Guia. Num misto de sentimentos, de ansiedade, alegria e alívio, os contemplados agradeceram a ajuda e comprometeram-se a tratar das habitações com o máximo de cuidado.

O concelho de Santa Marta de Penaguião tem como principal atividade económica a vitivinicultura. O sector está a atravessar "uma crise brutal" e consequentemente agrava as condições das famílias penaguienses. Ciente dessas dificuldades, a autarquia local volta-se ainda mais para as questões sociais, continuando a sua política de apoio às famílias que vivem com maiores insuficiências de insalubridade ou em casas com rendas demasiado caras para serem suportadas.


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

XXIV Semana Cultural – Efetivamente, o coração cultural duriense seduziu!



Ao longo de 9 dias, de 20 a 29 de Julho, a Cultura foi a protagonista em Santa Marta de Penaguião e andou espalhada por toda a vila. Os penaguienses, e não só, foram brindados com um leque de atividades, iniciativas e espetáculos culturais, da terra e de fora, integrados naquele que tem vindo a ser o momento mais alto da cultura de Santa Marta de Penaguião, a Semana Cultural.
Nesta que foi a 24º edição, e que contou com a comparticipação do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, cofinanciada pelo FEADER, no âmbito do PRODER, o município apostou também, na variedade de espetáculos, trazendo não só grupos culturais concelhios, mas também nacionais. Um intercâmbio de cultura e tradição foi o mote para esta semana cultural, procurando seduzir e atrair novos públicos.
Como não podia deixar de ser, o folclore, os cantares, as escolas e orquestras de música juvenis, bem como a dança, este ano representada pelo samba, o desporto, a gastronomia, a feira de artesanato e do livro, estiveram bem representados nas diversas noites. No entanto, houve igualmente destaque para a 1.ª Edição do Concurso de Estátuas Vivas, que acolheu um simpático número de participantes que expuseram toda a sua criatividade e imaginação.
A II edição da exposição de verão, bem como os vários espetáculos musicais marcados pela variedade de estilos e sonoridades, como foram o caso dos Karrossel, Xícara, Al-Madar e Raízes do Minho, enriqueceram ainda mais as noites, não esquecendo um momento ímpar de boa disposição protagonizado pelo humorista Fernando Rocha, levando às lágrimas “de alegria” o muito público presente que encheu a Praça do Município.
Nesta semana, à semelhança do ano anterior, os doces continuaram a ter a sua noite de destaque com a 2.ª edição do concurso de “Doces com Vinho do Porto”. Sendo que, as três especialidades mais “apreciadas” receberam prémios monetários no valor de 100, 50 e 25 euros.
No último dia, domingo, 29 de Julho, que coincidiu com o dia de Santa Marta, Padroeira da Região Demarcada do douro, celebrou-se uma Eucaristia Campal, na Praça do Município, em louvor da mesma.
Para encerrar a XXIV Semana Cultural, teve lugar o tradicional cortejo etnográfico que, sob a alçada das juntas de freguesia, e com o tema “O Medieval”, retratou ao vivo a existência de cada freguesia na época medieval. Por outro lado, os grupos e associações do concelho puderam assim mais uma vez apresentar aos visitantes o que desenvolveram ao longo de toda a semana.
Uma semana repleta de emoções, surpresas e espetáculos que promete voltar a decorrer para o ano e encantar tudo e todos.