No decorrer da Xª Assembleia Intermunicipal, para além da análise do plano de actividades e do orçamento para o ano de 2011, foi ainda criada a secção de gastronomia e produtos regionais, que se junta assim às já existentes redes de museus da vinha e vinho, do enoturismo e das rotas do vinho.
O encontro serviu ainda para preparar a reunião da direcção da Rede Europeia das Cidades do Vinho que decorrerá entre 3 e 4 de Dezembro, em Roma, e onde Portugal irá propor a instituição da Cidade Europeia do Vinho.
De realçar que essa mesma Rede Europeia instituiu em 2009 a celebração do Dia Europeu do Enoturismo, que se realiza no segundo domingo de Novembro em cada uma das cidades membros da rede.
De forma a “quebrar” um pouco a formalidade deste encontro, os representantes de cada um dos municípios puderam, durante a manhã, visitar algumas das paisagens da “Concha Vinhateira” e as Caves de Santa Marta. O encanto e deslumbramento foram tanto que, no final, a promessa de voltar a Santa Marta de Penaguião foi unânime.
No final do dia, o município de Viana do Castelo foi distinguido com Cidade do Vinho 2011, sucedendo assim a Beja e, dirigindo desta forma para o próximo ano o foco da promoção vinícola nacional para a zona do Alto Minho, onde irão ser desenvolvidas iniciativas relacionadas com o vinho, a vinha, o enoturismo e a valorização do mundo rural.
Às restantes candidatas, Setúbal e Barcelos, foram atribuídas menções honrosas.