• Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • " /> Legenda

terça-feira, 31 de julho de 2012

Caminho Português Interior de Santiago




O Município de Santa Marta de Penaguião encontra-se numa posição privilegiada no Caminho de Santiago, rota de peregrinos que, continuando a manter o espírito sacro, segue outros interesses com ele relacionados, nomeadamente a arte e a tradição.
Neste seguimento, inserido no programa da XXIV Semana Cultural, o Pelouro da Cultura  abriu ao público, dia 19 de Julho, a Exposição “ITINERE STALLAE”, a qual exibiu um conjunto de peças de arte, fruto de sinergias estabelecidas entre artistas portugueses e galegos que, em 2007, fundaram a Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa (AAAGP). Esta união cultural entre Portugal e Galiza visa construir uma via de comunicação e de intercâmbio de experiências e vivências.
Numa noite  aliada à arte musical, com a Audição dos alunos do Professor Ângelo, esta exposição marcou a presença do Município na rota dos peregrinos, que entretanto tem sido presenteado com a sua passagem e pernoita no recém inaugurado Albergue de Bertelo.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

CONCURSO DE ESTÁTUAS VIVAS | 27 de JULHO

Seja criativo e venha participar ativamente na XXIV Semana Cultural, dê asas à imaginação e surpreenda!
Concurso aberto ao público em geral com prémios monetários para os vencedores.
Inscrição até dia 26 de Julho e regulamento no Fórum de Atividades.
A sua participação é indispensável!
Contamos consigo e com a sua criatividade!

CONCURSO DE DOCES COM VINHO DO PORTO - 2.ª EDIÇÃO | 24 de JULHO

Partilhe as suas receitas de doces com vinho do porto na XXIV Semana Cultural e habilite-se a ficar na doce memória de todos!
Concurso aberto ao público em geral com prémios monetários para os vencedores.
Inscrição até dia 23 de Julho e regulamento no Fórum de Atividades.
A sua participação é indispensável!
Contamos consigo e com as suas sobremesas!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

XXIV Semana Cultural

Santa Marta seduz
Nem só de pão vive o homem, mas também daquilo que é bom para o espírito e para a alma.
E é com este mote que de 20 a 29 de Julho, Santa Marta de Penaguião e os penaguienses se vão vestir de gala para receber aquele que é o evento cultural mais esperado do ano, a XXIV Semana Cultural.
Ao longo de 9 dias consecutivos, os penaguienses terão a oportunidade de, mais uma vez, elevar ao ponto máximo o seu orgulho, por fazer parte desta ilustre e acolhedora “Concha Vinhateira”, com a evocação das suas raízes gastronómicas, musicais, festivas, desportivas e religiosas, dando a conhecer os seus usos e os seus costumes, bem como os produtos provenientes do seu trabalho e do seu suor.
Seduzir e atrair novos públicos foram as premissas essenciais para este ano, apostando no desenvolvimento cultural, mas também na preservação da identidade penaguiense. Ao nosso encontro virão diversos artesãos e expositores de vários pontos do país, que nos trarão enriquecimento e diversidade.
A Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Associações Culturais, Desportivas e Recreativas, bem como outras entidades públicas ou privadas, trabalharão arduamente na promoção e divulgação do que melhor se faz, produz e vive em Santa Marta de Penaguião, seguros de que nada será em excesso, e nada será deixado ao acaso.
Mas como nem só de trabalho vive o Homem, a animação, o conforto e a boa-disposição estão garantidos. Através de um conjunto de atividades que irão desde a música ao humor, passando pela dança e pelo folclore, pelos concursos e pelo desporto, revivendo tempos antigos com o cortejo etnográfico, visitando as feiras do artesanato e do livro, os penaguienses, e quem se digne a visitar o evento, poderão ainda encerrar cada dia e iniciar a noite com o paladar regional característico dos pratos gastronómicos e típicos do Concelho, retemperando assim energias para o dia seguinte que não o deixará de satisfazer igualmente.
A jorna em Santa Marta de Penaguião, assenta igualmente numa iniciativa do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, cofinanciada pelo FEADER, no âmbito do PRODER, está quase a começar, junte-se a nós e embarquemos todos juntos neste momento ímpar de Cultura e Tradição.

De 20 a 29 de Julho venha visitar-nos na XXIV Semana Cultural.

O coração cultural duriense chama por si!