• Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • " /> Legenda

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Baile Vadio em Santa Marta de Penaguião


O Baile no local improvável, vadiando por locais e tempos remotos, convidando todos à festa, é o mote sob o qual o Município de Santa Marta de Penaguião, em parceria com o Museu do Douro, através do projecto “Entre Margens”, preparou uma noite cultural diferente, repleta de movimento e animação.

Assim, num contexto de diversão, a Praça do Município penaguiense receberá um espectáculo onde o público será envolvido pela magia das danças históricas e tradicionais europeias, com especial enfoque para as danças de tradição duriense: chulas, malhões, verdegar, encadeia, dobadoira e viras.

O espectáculo terá lugar no próximo dia 26 de Agosto, pelas 22 horas, marcando igualmente o encerramento da exposição itinerante de cubos luminosos alusiva ao Douro que esteve patente, ao longo de todo o mês de Agosto, no Jardim do Pelourinho e Alameda 13 de Janeiro.

Não perca. Um convite do Pelouro do Município de Santa Marta de Penaguião.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cine-concerto "Tigrala - Norberto Lobo"

Será já no próximo Sábado, dia 20 de Agosto, que Santa Marta de Penaguião viverá mais um momento cultural de grande montra.
Numa parceria com o Museu do Douro, através do Projecto "Entre Margens", a vila penaguiense irá receber o cine-concerto "Tigrala - Norberto Lobo", um espectáculo que contempla um trio de artistas constituído pelo virtuosismo do guitarrista português Norberto Lobo, também pelo português Guilherme Canhão, e ainda pelo percussionista mexicano, Carlo Mendoza.
Espera-se que o público adira em grande número, pois trata-se de uma oportunidade única de assistir a um espectáculo diferente, conceituado e de elevado enriquecimento cultural e artístico.
O cine-concerto terá início pelas 22h00, na Praça do Município.

Um convite do Pelouro da Cultura do Município de Santa Marta de Penaguião!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Inauguração do Espaço Natureza e Lazer de S. João de Lobrigos



É com enorme agrado que o Município de Santa Marta de Penaguião anuncia a inauguração de mais um espaço de natureza e lazer no Concelho.
Localizado na freguesia de S. João de Lobrigos, este novo espaço, de grande utilidade e enfoque natural, será, sem dúvida, uma mais valia pela sua beleza mas também pelas multíplas actividades que o seu arrojado ordenamento permitirá realizar.
Esta inauguração terá lugar no próximo Sábado, dia 13 de Agosto, pelas 19h30, e contará com a participação da Escola de Música, do Grupo de Danças e dos Amigos da Música do Centro Cultural e Desportivo de S. João de Lobrigos.

Um convite do Município de Santa Marta de Penaguião e da Freguesia de S. João de Lobrigos.

Inauguração do Monumento dedicado ao Lavrador





No passado Sábado, dia 6 de Agosto, o Município de Santa Marta de Penaguião deu mais uma prova da sua preocupação em homenagear aqueles que moldaram e continuam a moldar esta terra, através do seu trabalho e suor, com a inauguração de mais um monumento dedicado a quem realmente merece: o Lavrador.
Numa cerimónia simples mas repleta de animação, sobretudo pela actuação dos Grupos de Bombos de Paradela do Monte e de Soutelo, bem como do Rancho Folclórico "Os Romeiros de S. Miguel" e ainda do Grupo de Cantares do C.C.D. de Sever, foi destapado o monumento que passará a dar as boas vindas a todos aqueles que visitem a nossa concha vinhateira, através da zona oficinal.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Domingo, 31 de Julho

Para encerrar a XXIII Semana Cultural, a Avenida 25 de Abril recebeu o tradicional cortejo etnográfico que, sob a alçada das juntas de freguesia, e com o tema “O Meu Santo Padroeiro”, retratou ao vivo a vida dos padroeiros de cada freguesia. Por outro lado, os grupos e associações do concelho puderam assim mais uma vez apresentar aos visitantes o que desenvolveram ao longo de toda a semana.

Desta forma, encerrou-se também um árduo trabalho que permitiu a todos os penaguienses, e não só, viverem momentos ímpares de alegria, boa disposição e sobretudo de boa cultura, ficando a certeza de que Santa Marta de Penaguião está, cada vez mais, no caminho certo rumo à modernização sem esquecer, porém, a preservação das suas tradições.

Espreite um pouco desse último momento que encerrou a XXIII Semana Cultural.

Parte I




Parte II

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Sábado, 30 de Julho




Neste penúltimo dia da XXIII Semana Cultural, o município de Santa Marta de Penaguião não quis deixar passar a oportunidade de alegrar os idosos do concelho, porém, também as crianças não foram esquecidas, logo elas que são o futuro desta terra. Assim, decorreu no auditório pela tarde a festa dos idosos, e logo de seguida a oficina de teatro e dança com música ao vivo, o Feitio do Flamingo, com entrada gratuíta.
A noite foi dedicada aos espectáculos de rua, com diversas performances como os Filandorra, os Penagoyenses, as lançadoras de fogo e ainda o Projecto Anagrama.
Para terminar o longo dia repleto de actividades distintas, teve lugar o já célebre e imponente arraial. Ao longo de quase 20 minutos, os presentes puderam admirar os efeitos luminosos perfeitamente desenhados nos céus da nossa adorada Concha Vinhateira.

Recorde aqui os principais momentos!

Sexta-feira, 29 de Julho



O dia 29 de Julho marcou as comemorações do dia da Santa Marta e, em sua honra, teve lugar uma Eucaristia na capela com o seu nome.
Neste dia, a nossa vila retrocedeu no tempo até à época medieval onde, num cenário tipicamente desse período histórico, a animação de rua e a alegria foram uma constante. Logo após a abertura oficial da Feira Medieval pelo Presidente do Município, Dr. Francisco Ribeiro, foi a vez dos Penagoyenses subirem ao palco para homenagearem a Padroeira da Região Demarcada do Douro, Santa Marta, com a representação da Lenda do Conde Guião e Santa Marta.
Para terminar a noite da melhor forma, todos os presentes tiveram a oportunidade de assistir a um espectáculo da melhor música tradicional portuguesa, com o grupo Andarilhos.
De salientar que, paralelamente a estas actividades, decorreram ainda o Concurso de Doces com Vinho do Porto, com o vencedor a ser contemplado com um cheque no valor de 100€, bem como a Wine's Night que se veio a revelar também ela um sucesso.