• Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • " /> Legenda

terça-feira, 28 de junho de 2011

Agenda XXIII Semana Cultural de Santa Marta de Penaguião










É já a partir de dia 22 de Julho, e até final do mês que, Santa Marta de Penaguião e os penaguienses se vão vestir de gala para receber aquele que é o evento cultural mais esperado do ano, a XXIII Semana Cultural.
Ao longo de 10 dias consecutivos, os penaguienses terão a oportunidade de, mais uma vez, elevar ao ponto máximo o seu orgulho, por fazer parte desta ilustre e acolhedora “Concha Vinhateira”, com a evocação das suas raízes gastronómicas, musicais, festivas, desportivas e religiosas, dando a conhecer os seus usos e os seus costumes, bem como os produtos provenientes do seu trabalho e do seu suor.
No entanto apraz-nos comunicar que também primamos por marcar a diferença, e o que se faz por outras “bandas” também cá vai estar. Modernizar e inovar foram palavras de guerra.
A Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Associações Culturais, Desportivas e Recreativas, bem como outras entidades públicas ou privadas, trabalharão arduamente na promoção e divulgação do que melhor se faz, produz e vive em Santa Marta de Penaguião.
Mas como nem só de trabalho vive o Homem, a animação, o conforto e a boa-disposição estão garantidos. Através de um conjunto de actividades que irão desde a música ao teatro, passando pela dança e pelo folclore, viajando no tempo na já tradicional feira medieval, visitando a feira do livro e a feira do vinho, os penaguienses, e quem se digne a visitar o evento, poderão ainda encerrar cada dia e iniciar a noite com o paladar regional característico de cada freguesia, retemperando assim energias para o dia seguinte que não o deixará de satisfazer igualmente.
A jorna em Santa Marta de Penaguião, assenta igualmente numa iniciativa do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, co-financiada pelo FEADER, no âmbito do PRODER, está quase a começar, junte-se a nós e embarquemos todos juntos neste momento ímpar de Cultura, Tradição e Modernização.

De 22 a 31 de Julho venha visitar-nos na XXIII Semana Cultural.
Contamos Consigo!


Programação em vídeo (maximize para ver com melhor qualidade)

Xassos Urban Cup - 2011

À semelhança dos anos anteriores, o Viso (Fontes) irá receber mais uma edição dos “Xassos Urban Cup”. A prova que se tem afirmado como sendo de elevado impacto turístico para a região decorrerá no próximo dia 24 de Julho, a partir das 9h30 e promete entusiasmar todos os amantes das motorizadas. A corrida mais louca do mundo, que terá cerca de 3 horas de resistência, divide-se em duas classes: as “Xassos” e “Pro- Xassos" dos anos 70, 80 e 90.

As inscrições já se encontram abertas.
Para mais informações contactar: animacaoviladefontes@live.com.pt, e a página do Facebook dos Xassos Urban Cup – Fontes.

Nuno Rogeiro destaca "Origami"

Nuno Rogeiro destacou "Origami" no programa Sociedade das Nações [SIC Notícias]. O tema RAWoid foi ainda, parcialmente, escutado.

ThanatoSchizO's Origami mention by NR (a well known Portuguese journalist) on SIC Notícias's Sociedade das Nações. Also, RAWoid was partially played.


sexta-feira, 24 de junho de 2011

Estreia da Curta-metragem "O Milagre"







“O Milagre – É Deus no Céu e Cristo na Terra”

Dia 22 de Julho é a data marcada para a estreia de “O Milagre – É Deus no Céu e Cristo na Terra”, uma curta-metragem realizada na freguesia de S. João de Lobrigos, e que será exibida pelas 23h00 no recinto da feira da XXIII Semana Cultural de Santa Marta de Penaguião.
“O Milagre” é uma produção de Cristiana Gaspar, que conta a história de um vendedor de peixe, o Cristo, que semanalmente visita o lugar de Las Veigas, onde numa dessas visitas se cruza com a neta de um amigo seu. A menina confunde Cristo com Jesus e partindo desta comparação Cristo tem uma revelação que o coloca num patamar divinal.
A curta-metragem conta ainda com realização de Amadeu Pena da Silva, com argumento de Andreia Leandro, banda sonora de João Cruz e um elenco constituído por nomes bem conhecidos, que marcarão presença na estreia, como José Fidalgo, Sandra Barata Belo e André Nunes.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

ANDARILHOS na XXIII Semana Cultural







ANDARILHOS é um grupo musical português que promove e divulga a música portuguesa de cariz tradicional, apostando na convergência entre sonoridades tradicionais e outras vivências. Com base na etnografia e nos instrumentos tradicionais portugueses, o grupo interpreta e recria temas que fazem parte da sua identidade musical, portuguesa, duriense. O grupo Andarilhos formou-se em Baião, no ano de 1991.


Formação:
Pedro do Fernandinho - cavaquinho, harmónica e voz
Vasco Monterroso - voz, guitarra, gaita-de-foles, flautas de bisel e flauta transversal.
Pedro Costa – Bateria e percussões;
Paulo Loureiro - percussões;
João Paulo Borges - viola braguesa, viola amarantina, guitarra, cavaquinho, gaita-de-foles e voz.
Rui Santos - piano, teclados, acordeão, tarota, gralha, viola Braguesa e percussão;
Inês Igrejas - voz e flautas;
Carlos Valdemar Mendes – baixo e guitarra
Nuno Cruz - técnico de som


sexta-feira, 17 de junho de 2011

XXIII Semana Cultural – Gastronomia

Integrada em todas as edições das semanas culturais de Santa Marta de Penaguião, a gastronomia irá, este ano, ser novamente presença constante ao longo dos dez dias de festividade.

Com algumas alterações relativamente aos formatos anteriores, a semana gastronómica promete mais uma vez deliciar todos os visitantes e adoçar-lhes a boca com os pratos típicos da “Concha Vinhateira”.
Nesta XXIII edição, caberá às juntas de freguesia do concelho a preparação das refeições, todas elas de “10 paladares diferentes e característicos”, sendo que as reservas para as mesmas já se encontram abertas.

As inscrições decorrerão de 22 de Junho até 2 dias antes de cada jantar, no Auditório Municipal, sendo que o pagamento poderá ser feito no acto de reserva, bem como antes dos respectivo jantar no stand do Município. Mais se informa que apenas os possuidores de senha poderão entrar no recinto da gastronomia.

Para mais informações poderá dirigir-se ao Auditório Municipal, nos dias úteis, entre 9 e as 13 horas bem como entre as 14 e as 17 horas.

Não perca tempo e reserve já!


Programa:

Sexta-feira, dia 22 de Julho 20h30
Junta de Freguesia de Fornelos
Tripas à moda de Fornelos
Vinho da região
Sobremesa

Sábado, dia 23 de Julho 13h00 ALMOÇO
Junta de Freguesia de Fontes (Escuteiros)
Grelhados
Vinho da região

Sábado, dia 23 de Julho 20h00
Junta de Freguesia de S. Miguel de Lobrigos
Chanfana de Cabra
Vinho da região
Sobremesa

Domingo, dia 24 de Julho 20h00
Junta de Freguesia de Louredo
Cozido à Portuguesa
Vinho da região
Sobremesa

Segunda-feira, dia 25 de Julho 20h00
Junta de Freguesia de Cumieira
Massa dos Casamentos
Vinho da região
Sobremesa

Terça-feira, dia 26 de Julho 20h00
Junta de Freguesia de Sever
Batata Cozida com Rojões e Azeitonas
Vinho da região
Sobremesa

Quarta-feira, dia 27 de Julho 20h00
Junta de Freguesia de Medrões
Açorda de Medrões
Vinho da região
Sobremesa

Quinta-feira, dia 28 de Julho 20h00
Junta de Freguesia de Alvações do Corgo
Batata Cozida com Sardinha e Pimentos
Vinho da região
Sobremesa

Sexta-feira, dia 29 de Julho 20h00
Associação Caça e Pesca de Santa Marta de Penaguião
Chanfana de Javali
Vinho da região

Sábado, dia 30 de Julho 20h00
Junta de Freguesia de S. João de Lobrigos
Pá de Porco Assada
Vinho da região
Sobremesa

XXIII Semana Cultural

O momento alto da cultura de Santa Marta de Penaguião está a chegar: a XXIII Semana Cultural, de 22 a 31 de Julho.
Esteja atento.
Vêm aí 10 dias a não perder, repletos de Cultura, Tradição e muitas surpresas.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Comemoração do Dia de Portugal

Num dia de alto teor simbólico para todos os que fazem da língua de Camões a sua identidade e se aproveita para elevar o orgulho nacional, o Município de Santa Marta de Penaguião aproveita o dia 10 de Junho para promover e apoiar diversas actividades de cariz solidário e que enaltecem ainda mais o espírito bondoso e generoso do povo português com aqueles que mais precisam.
Porque a nossa preocupação com o próximo deve ser uma constante, principalmente com aqueles que vêem a sua vida numa situação bastante dolorosa devido a doenças gravíssimas, as Penaguiotas, no âmbito da campanha nacional “Um dia Pela Vida”, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, irão realizar diversas actividades de angariação de fundos, entre elas uma feira de utilidades cujos proveitos reverterão todos a favor da Liga e da campanha.
Por outro lado, e de forma a contribuir ainda mais para esta causa nobre, o Município de Santa Marta irá organizar um concerto pela orquestra ligeira “Acrolat’in”, de Vila Real, sendo que o grupo regional "Terras de Penaguião" também irá estar presente, ajudando assim a chamar mais gente para assistir e para colaborar nesta digna iniciativa.

As actividades terão lugar na Praça do Município, a partir das 17h00.

Desde já, convidamo-lo a si a participar e a trazer um Amigo! Um convite do Pelouro da Cultura do Município de Santa Marta de Penaguião.

Rastreio auditivo gratuito

Os cuidados na prevenção da saúde são cada vez mais importantes, como forma de aumentar os níveis de saúde pública, e porque permitem melhorar a qualidade de vida das populações. O diagnóstico precoce dos problemas de saúde permite, na grande maioria dos casos, encontrar mais rapidamente uma solução racional e eficaz. Por este motivo, são cada vez mais frequentes os rastreios à população, os quais abrangem as mais diversas áreas da saúde.
A audição é cada vez mais uma preocupação em termos dos cuidados básicos de saúde, sendo essencial diagnosticar a perda auditiva o mais cedo possível, para que se consiga assegurar a manutenção do nível de audição do paciente.
Desta forma, a Acústica Médica, em colaboração com o Município de Santa Marta de Penaguião, irá levar a cabo, um rastreio auditivo gratuito para toda a população.
A acção de rastreio decorrerá no próximo dia 7 de Junho, das 9 às 18 horas, na Praça do Município, numa Unidade Móvel de Rastreio, devidamente equipada e operada por técnicos habilitados.

Não descure da sua Saúde.
Apareça. Um convite do Pelouro da Saúde do Município de Santa Marta de Penaguião