• Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • " /> Legenda

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Teatro por uma boa causa em Santa Marta de Penaguião

“Contribua com a sua boa vontade…”. É este o repto deixado pelas representantes da Liga Portuguesa Contra o Cancro do Peso da Régua, “Esperança de Vida”, a todos os que se dignem deslocar-se ao Auditório Municipal de Santa Marta de Penaguião no dia 28 de Maio, pelas 21h30, para mais um momento cultural.
Numa iniciativa no âmbito da Campanha de Solidariedade “Um dia pela Vida”, lançada pela organização não-governamental e de serviço público, com o apoio da autarquia penaguiense, as representantes do Peso da Régua organizam uma noite cultural em Santa Marta de Penaguião.
Desta vez, a cultural faz-se em forma de teatro com o grupo “Tear Douro” a subir ao palco do Auditório Municipal para apresentar a peça “O Diabo que te Carregue”, numa adaptação do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, com encenação de Jorge Saraiva e textos de Anita Gama, Jorge Saraiva, Paula Félix e Olga Alves.
No final do espectáculo, a organização irá ainda proceder ao sorteio de senhas, com prémios simbólicos, visando sobretudo angariar fundos para uma luta que deve ser preocupação de todos nós.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

XXIII Semana Cultural - Novas datas definidas

A Semana Cultural de Santa Marta de Penaguião, habitualmente celebrada em meados do mês de Junho, este ano será assinalada junto com as comemorações da Santa Marta mas sempre com o objectivo de primar pela sua mostra de riqueza cultural e tradicional.
Agradando a “gregos e troianos”, este marco cultural tem vindo a tornar-se um momento de grande convívio entre a população penaguiense e a dos concelhos vizinhos.
Para esta XXIII edição, já com data definida, de 22 a 31 de Julho de 2011, o Pelouro da Cultura do Município de Santa Marta de Penaguião pretende trazer algumas novidades que irão certamente surpreender os habituais visitantes.

Alterações quer no programa, quer nas opções culturais, entre outras…
Esteja atento...

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dia Mundial da Criança

À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, no sentido de assinalar o Dia Mundial da Criança, o Município de Santa Marta de Penaguião irá presentear as crianças de todas as escolas do concelho com uma manhã divertida e repleta de actividades.
Para além dos ateliers de pintura e dos habituais insufláveis haverá igualmente lugar para umas aulas de ginástica e jogos tradicionais.
Este ano, e para que as crianças possam comemorar o dia não só com os amigos mas igualmente com os seus familiares, a comemoração da efeméride continuará da parte da noite com a ESTREIA dos “Cantores de Palmo e Meio”, pelas 21h30, no Auditório Municipal. Mais uma vez, o espectáculo promete grandes surpresas musicais com a apresentação de temas muito actuais e conhecidos de todos nós.

A entrada é livre e aberta ao público em geral.

Não perca a estreia dos pequenos grandes cantores do concelho de Santa Marta de Penaguião.
Um convite do Pelouro da Cultura e da Educação do Município penaguiense.

Entrega de bolsas de estudo

À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, o Município de Santa Marta de Penaguião irá atribuir aos estudantes universitários mais carenciados do concelho uma bolsa de estudo que, embora não seja sempre do valor desejado e pretendido, mesmo por parte de quem oferece, dado o número elevado de concorrentes e a escassez dos recursos financeiros, revela-se sempre uma grande ajuda para quem a recebe.

Desta forma, no próximo dia 21 de Maio, pelas 21h30, o auditório municipal penaguiense será o palco para uma cerimónia simbólica de entrega de bolsas para 45 estudantes universitários penaguienses. De realçar que a cerimónia, aberta não só aos familiares dos estudantes e para o público em geral, reserva uma surpresa que irá trazer à noite um toque verdadeiramente universitário: a presença da TAUTAD, Tuna Académica da UTAD.Não perca.

Apareça.
Um convite do Pelouro da Educação e da Acção Social do Município de Santa Marta de Penaguião.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Férias Activas 2011

Férias Activas 2011

"ÚLTIMA SEMANA DE INSCRIÇÕES"

Actividades
- Actividades na natureza
- Praia fluvial
- Ateliers (Dança, Teatro, Informática)
- Piscina
- Dia militar
- Percursos pedestres
- Cinema
- Culinária
- Energias renováveis

Inscrições na A2000, na tua Junta de Freguesia e no Auditório Municipal.
Mais informações no Cartaz da actividade.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Rastreio à População de Santa Marta de Penaguião

O aumento da esperança média de vida em associação com as alterações económicas, sociais e culturais e em particular o aumento recente e rápido da obesidade e diabetes, fazem da doença cardiovascular a principal causa mundial de mortalidade e a principal causa global de incapacidade.
A identificação precoce dos indivíduos em risco associada a cuidados de saúde adequados para minimização do risco, assume vital importância para diminuir o risco de morbilidade e mortalidade e parar a evolução da doença.
Neste sentido, aproveitando o mês de Maio “Mês do Coração”, a UCC de Santa Marta de Penaguião, em parceria com a autarquia e Rede Social local, irão proceder à Avaliação do Risco Cardiovascular Global dirigido à população adulta do concelho.
A actividade decorrerá de 16 a 27 de Maio das 16 às 20 horas, nas diferentes freguesias, (conforme calendário) proporcionando desta forma maior proximidade com a população.

Recolha de Sangue

Eu dou ! E tu podes dar...

No próximo dia 14 de Maio, das 9 às 13 horas, no quartel dos Bombeiros de Santa Marta de Penaguião, o Grupo de Jovens “Os Golfinhos da Paz” irá novamente proceder à já habitual recolha de sangue.

Apareça, participe e ajude.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Antestreia Cantores de Palmo e Meio 2011




















Antestreia dos Cantores de Palmo e Meio do Concelho
Auditório Municipal de Santa Marta de Penaguião
25 de Abril de 2011





Mensagem do Presidente do Município, Francisco Ribeiro


Sendo esta a II Gala dos Cantores de Palmo e Meio de Santa Marta de Penaguião, apraz-me registar o entusiasmo que esta iniciativa municipal desperta na comunidade escolar e na comunidade em geral. Tal facto está certamente relacionado com a qualidade das interpretações, o seu grau de exigência e a entrega absoluta dos seus intervenientes, as crianças do 3º, 4º e 5º ano do nosso Concelho.

O repertório, sendo vasto e variado, consegue de uma forma singular agradar a crianças, adolescentes e adultos. Considero que foi uma óptima opção. Vamos continuar a investir na formação integral das crianças do nosso Concelho. O orgulho que todos nós sentimos ao presenciar um espectáculo dos nossos Cantores de Palmo e Meio é motivo mais do que suficiente para prosseguirmos no cumprimento dos nossos objectivos.
Cumpre-me saudar os pais das nossas crianças e agradecer aos presidentes de junta que connosco colaboraram nos transportes para os ensaios, contribuindo decisiva e activamente para que este projecto fosse possível.


Saudações culturais!




quarta-feira, 4 de maio de 2011

Agenda Cultural Digital Maio-Junho

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, e o mundo nunca pára de girar, nunca pára de mudar.

Por isso, o Município de Santa Marta de Penaguião tem que fazer chegar aos interessados, aos curiosos, e aos habituais frequentadores das nossas actividades, toda a informação de uma forma agora mais comum e vulgar: a digital.


Workshop de Fotografia “Fotografar Santa Marta” - Mais Informações



Desde cedo que o gosto pela fotografia e a vontade de criar iniciativas nos persegue. Nesse sentido, surgiu o desafio de realizar um evento em Santa Marta de Penaguião.

Depois de “Fotografar Vila Real”, em Novembro de 2010, e “Fotografar Bragança”, em Abril de 2011, chega agora o “Fotografar Santa Marta – I Edição”.

O evento, que se realiza em parceria com a Câmara Municipal Santa Marta de Penaguião, a HS Design e Rui Ferreira Fotografia, tem como objectivos a troca de ideias, aquisição de novos conhecimentos e aprendizagem de novas formas de fotografar.

O evento decorrerá na vila de Santa Marta de Penaguião, no dia 7 de Maio, no Auditório Municipal, com a participação de alguns convidados especiais e profissionais da área da fotografia.

Inscrições: limitadas a 35 pessoas

Material necessário: Máquina fotográfica.

Preço de inscrição: 10€ (com direito a Almoço, diploma de participação e prémio para as três melhores fotos do dia)

Como Chegar a Santa Marta de Penaguião:

- Coordenadas GPS
Latitude: +41.210729
Longitude: -7.787864

- De Carro
Porto – Santa Marta de Penaguião: (distância: 107Km)
A4 – Porto/Amarante; IP4 – Amarante/Vila Real; A24 – Vila Real/Peso da Régua; EN2 – Peso da Régua/Santa Marta de Penaguião.

-De Comboio
Santa Marta de Penaguião fica a 6,9Km (aprox. 11minutos) da Estação de Comboios, que se localiza no Peso da Régua.

Para mais informações consulte o endereço:
www.fotografarsantamarta.blogspot.com


Programa:

10:00 – 10:15 Recepção aos Participantes
10:15 – 10:45 Apresentação e Moderação – Hugo Sequeira
10:45 – 11:15 Fotografia Digital - Rui Ferreira (Press –Nordeste)
11:15 – 11:45 Fotografia uma Paixão - Pedro Rego (INATEL Bragança)
11:45 – 12:00 Coffee-break
12:00 – 12:30 O Mundo da Fotografia - Pedro Colaço (Colaborador fotográfico da LUSA, docente da
UTAD, Fotografia DocumentaL, Direcção de Fotografia do projecto de moda)
12:30 – 13:00 Fotografia como Profissão - Rui Oliveira (Global Imagens/ grupo JN)
13:00 – 14:00 Almoço
14:30 – 17:30 Trabalho de Campo
17:30 – 17:45 Recolha de todas as Fotografias
17:45 – 18:30 Encerramento dos Trabalhos no Auditório

XXVII Encontro de Grupos Musicais

XXVII Encontro de Grupos Musicais
“Os Medroenses”


Domingo, dia 8 de Maio pelas 15h00
Auditório Municipal de Santa Marta de Penaguião

Grupos participantes:
- Orquestra Medroense
- Grupo ZAATAM - Viseu
- VibraTuna - Vila Real
- Coro e Orquestra Vale do Douro

Contamos com a sua presença...
Entrada gratuita!

Organização: Grupo Cultural “Os Medroenses”

Apoios: Município de Santa Marta de Penaguião IPJ INATEL