• Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • Legenda
  • " /> Legenda

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Santa Marta de Penaguião com menção honrosa pela A.M.P.V.

A assembleia intermunicipal da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (A.M.P.V.) reunida em Santa Marta de Penaguião, no passado dia 12 de Novembro, atribuiu ao município penaguiense uma menção honrosa pela sua candidatura a Cidade do Vinho 2011.

No decorrer da Xª Assembleia Intermunicipal, para além da análise do plano de actividades e do orçamento para o ano de 2011, foi ainda criada a secção de gastronomia e produtos regionais, que se junta assim às já existentes redes de museus da vinha e vinho, do enoturismo e das rotas do vinho.

O encontro serviu ainda para preparar a reunião da direcção da Rede Europeia das Cidades do Vinho que decorrerá entre 3 e 4 de Dezembro, em Roma, e onde Portugal irá propor a instituição da Cidade Europeia do Vinho.

De realçar que essa mesma Rede Europeia instituiu em 2009 a celebração do Dia Europeu do Enoturismo, que se realiza no segundo domingo de Novembro em cada uma das cidades membros da rede.

De forma a “quebrar” um pouco a formalidade deste encontro, os representantes de cada um dos municípios puderam, durante a manhã, visitar algumas das paisagens da “Concha Vinhateira” e as Caves de Santa Marta. O encanto e deslumbramento foram tanto que, no final, a promessa de voltar a Santa Marta de Penaguião foi unânime.

No final do dia, o município de Viana do Castelo foi distinguido com Cidade do Vinho 2011, sucedendo assim a Beja e, dirigindo desta forma para o próximo ano o foco da promoção vinícola nacional para a zona do Alto Minho, onde irão ser desenvolvidas iniciativas relacionadas com o vinho, a vinha, o enoturismo e a valorização do mundo rural.

Às restantes candidatas, Setúbal e Barcelos, foram atribuídas menções honrosas.


Reportagem gentilmente cedida pela LocalVisão TV


http://videos.sapo.pt/PapZND7TTmozqVEvZzFS

quinta-feira, 11 de novembro de 2010


A Semana Cultural de Santa Marta de Penaguião, habitualmente celebrada em meados do mês de Junho, tem vindo ano após ano a primar pela sua mostra de riqueza cultural e tradicional.

Agradando a “gregos e troianos”, este marco cultural tem vindo a tornar-se um momento de grande convívio entre a população penaguiense e a dos concelhos vizinhos.

Para esta XXIII edição, já com data definida, de 13 a 19 de Junho de 2011, o Pelouro da Cultura do Município de Santa Marta de Penaguião pretende trazer algumas novidades que irão certamente surpreender os habituais visitantes.

Alterações no programa, alterações nas opções culturais, entre outras…

Esteja atento...

sábado, 6 de novembro de 2010

S. Marta de Penaguião recebe Municípios do Vinho



No próximo dia 12 de Novembro, pelas 15 horas, a A.M.P.V. – Associação de Municípios Portugueses do Vinho realiza a Xª Assembleia Intermunicipal em Santa Marta de Penaguião.
A Xª Edição da Assembleia Intermunicipal será um momento de partilha e reflexão sobre o trabalho realizado ao longo dos últimos 3 anos. Até à data, 69 Municípios uniram-se em torno da valorização do património que acreditamos ser o mais rico e histórico do nosso país – O Vinho.

Muitas das actividades relacionadas com vinhos e gastronomia são realizadas pelos municípios que, numa óptica de investimento e de promoção do território, não abandonaram as tradições e a sua identidade, um esforço louvável na manutenção de costumes e práticas que podem parecer ultrapassados, mas que são os nossos e, nessa genuidade reside o futuro e novas oportunidades.

A A.M.P.V. acredita e tem insistido na importância da criação de uma oferta integrada de Enoturismo, tendo o vinho como vector estratégico e complementado com a oferta de outros produtos característicos de Portugal, nomeadamente a paisagem, a cultura e o património.

Numa vertente de crescimento será ainda durante esta Assembleia que será votada a entrada de quatro novos membros: Nelas, Melgaço, Monção e Viana do Castelo e será feito o anúncio público do Município a que será atribuído o Título de Cidade do Vinho 2011.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Atelier de Teatro – Inscrições abertas


No ano anterior, o gosto pela representação e arte teatral juntou cerca de uma dezena de actores de Santa Marta de Penaguião que, com orgulho, criaram o Grupo de Teatro Municipal “Os Penagoyenses”.

Ao longo do ano, entre ensaios e apresentações de várias peças, entre elas o destaque para a recriação da lenda da Santa Marta, os “jovens” actores foram desenvolvendo técnicas de narrativa, exercitando o trabalho de equipa, a expressão corporal e a desinibição.

Assim, o Município de Santa Marta de Penaguião irá dar continuidade ao projecto tão acarinhado pelo público e informa que as inscrições encontram-se novamente abertas, de 15 de Novembro a 31 de Dezembro.
Os interessados, com idade superior a 14 anos, deverão dirigir-se ao Auditório Municipal, de Segunda a Sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

De realçar que a inscrição será gratuita e que os membros anteriores que desejam frequentar novamente o atelier deverão proceder a actualização da sua inscrição.

Não perca esta oportunidade.
Inscreva-se.